A LABRE é a casa do Radioamador!

A LABRE é a casa do Radioamador!

sexta-feira, 13 de março de 2009

Como eu faço para me tornar um radioamador?

Para se tornar um radioamador você deverá primeiramente obter o seu COER - Certificado de Operador de Estação de Radioamador. Este certificado é expedido pela ANATEL mediante aprovação em testes de comprovação de capacidade operacional e técnica realizados por esta agência.

É um teste simples. É uma prova sobre Técnica e Ética operacional e Legislação de Telecomunicações. Você não paga para fazer a prova. Basta apenas marcar para fazê-la. Aqui no Espírito Santo você agenda a sua prova pelo telefone 40096700. Ou pela Internet pelo Portal da Anatel na aba Comunicações Via Radio - Radioamador - Sistema de Emissão de Certificado. Você pode também consultar a LABRE para verificar quando serão realizadas as provas.

Os Procedimentos para Obtenção do Certificado de Operador de Estação de Radioamador você pode obter aqui, no site da ANATEL.

Você pode adquirir apostilas sobre as matérias que caírão na prova junto à LABRE de seu Estado. Procure pela Diretoria Executiva.

Beleza! Passando pela prova você vai receber o COER. Vai pagar por ele. Você estará habilitado para operar qualquer estação de radioamador, desde que observadas as limitações de sua classe.

E a estação? Bom, prá isso você além de adquirir os equipamentos (transceptores, transmissores, receptores, antenas, fontes, cabos e cargas fantasmas) você deverá requerer a Licença para Funcionamento de Estação. Vai escolher um Indicativo de Chamada permitido de acordo com sua classe, seu estado e se ainda estiver vago. É momento de já ter idéia se sua estação será fixa ou se operará móvel ou os dois, por exemplo. Neste último caso deverá requerer duas licenças.

Você pagará algumas taxas como:TFI, PPDUR e PPDESS. Sua licença não sai sem você comprovar o pagamento destas taxas. Não são muito caras e valem cada centavo pela retribuição que está prestes a acontecer.

Você pode até escolher se vai receber em casa as suas Licenças. Verifique no site da Anatel se seu indicativo de chamada está inserido no Banco de Dados da Anatel para evitar qualquer constrangimento. Afinal os radioamadores só podem fazer comunicados com outros radioamadores licenciados. Verificamos esta situação na Consulta de Indicativos, no site da ANATEL.

Está tudo pronto! Coloque em prática tudo o que você aprendeu e viaje neste hobbye maravilhoso que te faz conhecer outras pessoas, costumes e culturas e aprimorar seu conhecimento técnico e científico.

Vai ser bacana encontrá-lo pelas frequências! Um grande abraço!

Renan de Almeida - PU1ARE
13/03/2009