A LABRE é a casa do Radioamador!

A LABRE é a casa do Radioamador!

terça-feira, 10 de março de 2009

Aprovação do Novo Estatuto da LABRE-ES: O que esperar depois do caos?

Depois de algumas horas do fim da assembléia da labre onde aprovou-se o estatuto de nossa entidade em 08/03/09, depois de um bom banho, ter almoçado, voltado à calma, descansado... é que começo a perceber o quanto somos vitoriosos.

Os senhores podem até indagar... mas é a expressão mais correta para exprimir o sentimento que devemos sentir e refletir. Afinal, construímos o estatuto democraticamente com construções e contribuições aprovadas coletivamente. Algo estranho à nossa infeliz cultura de acatar às leis impostas, verticalizadas. Enfim, saímos da lógica da brincadeira do "Meu mestre mandou" para construir com nossas próprias mão algo verdadeiro e que podemos chamar de nosso. Afinal, nós inventamos as leis para as servimos ou as leis que devem atender aos anseios da sociedade?

Bom... então estamos construindo o novo. E não apenas copiando e colando. Suamos. Debatemos. Concordamos ou negamos. Um bom exemplo de como devemos seguir adiante não só em nossa instituição mas como nas outras esferas de nossa sociedade, como o condomínio, a associação de moradores, a igreja, o partido, o sindicato. A sua própria família: É participando que nos entendemos melhor e nos fazemos mais fortes.

É lógico, poderíamos ter suprimido a discussão para agilizar o processo. Seria satisfatório? Conseguiríamos sair dalí com o entendimento do todo? Com o entendimento de nosso papel em nossa instituição? Claro que se tivéssemos feito os nossos deveres de casa, isto é, ter lido exaustivamente (porque não?) a proposta de estatuto não poderíamos ter um debate mais qualificado e menos demorado?

Quem é responsável pelo radioamadorismo? A anatel? A LABRE? Quem está no dia a dia com a gente... batendo papo. Saindo prá pescar, brincando, consertando rádios bichados? Somos nós: os próprios radioamadores! Então nós somos os responsáveis finais e diretos pelo nosso hobbye. E, portanto, devemos nós mesmos nos organizar para gerir e manter nossa atividade dentro da civilidade, ou melhor, dentro dos padrões da ética e técnica operacionais. (sic)

Esta organização passa pela necessidade de lermos mais, estudarmos mais. Nos dedicar mais ao hobbye e não apenas usufruí-lo. Passa pela premissa de assumirmos nossas responsabilidades com nossa entidade como sócios, como Diretores, conselheiros, fiscais. Vestir a camisa de fato! Assumir as tarefas inerentes aos cargos assumidos...

Como diz o provérbio: Depois da tempestade vem a bonança. É hora de mobilização, esperança, execução das tarefas e reflexão. Afinal a prática de pensar coletivamente, de pensar pelo bem do grupo, às vezes até mesmo contrapondo suas opções e prioridades pessoais é algo difícil numa sociedade que te martela diariamente que você deve agir primeiro para você e depois, se der, olhar para os outros.

Força Radioamadores do Estado do Espírito Santo! Parabéns LABRE-ES!