Técnica e Ética operacional - União internacional de Radioamadores IARU
Caro colega radioamador,
A União internacional de Radioamadores (International Amateur Radio Union - IARU) desde 1925 representa os interesses das comunicações radioamadoristicas.
No decorrer destes muitos anos, houve o deterioramento do comportamento dos radioamadores em todas as bandas. Nesse sentido, em 2008 os radioamadores ON4UN (John) e ON4WW (Mark) escreveram um importante documento intitulado "Ética e procedimentos operacionais para o Radioamador". Este documento pretende ser um guia universal para os novatos, e os já experientes nas diferentes bandas de radioamadorimo no mundo inteiro, sobre aspectos das técnicas operacionais e éticas do nosso serviço.
Ainda em 2008, este documento foi aprovado pelo Conselho Administrativo da IARU e dois anos depois já foi traduzido para mais de 25 idiomas (dentre eles o português).
Portanto, sinta-se honrado em poder desfrutar este documento onde encontraremos respostas às antigas dúvias em relação ao procedimento operacional, e onde encontraremos dicas de como nos portar nas diferentes bandas.
Esta é uma leitura obrigatória a todos aqueles que desejam ser realmente radioamadores.
Como o VHF é a banda inicial da maioria dos radioamadores, também sugerimos o estudo do PLANO PARA USO DA BANDA DE VHF (autoria de PY2BBS/ PY2ARS). Boa leitura, boa sorte e boa prova! Mesmo depois que passar na prova, tenha sempre em mãos estes documentos! Devemos SEMPRE estudar o assunto para não nos esquecermos das leis que regem nosso serviço.
Primeiro: O radioamador é atencioso e ponderado... Conscientemente ele jamais usará sua estação para prejudicar a atividade dos demais colegas ou de alguma forma que possa diminuir-lhes a satisfação em operar.
Segundo: O radiamador é leal... Ele oferecerá sua lealdade, encorajamento e apoio a seus companheiros, ao seu radioclube local e à sua liga nacional, através da qual o radioamadorismo é representado.
Terceiro: O radiamador é progressista... Ele manterá sua estação no nível do conhecimento cientifíco, conservando-a bem instalada e eficiente. Sua prática operacional deverá ficar acima de qualquer censura.
Quarto: O radioamador é amistoso... Transmitir lenta e pacientemente, quando solicitado; aconselhar amigavelmente e orientar o principiante; prestar gentil assistência e colaboração; considerar e cooperar com o interesse alheio – estas são as marcas do espírito radioamadorístico.
Quinto: O radioamador é equilibrado... O rádio é seu hobby. Ele nunca permitirá que o seu passatempo interfira em quaisquer de seus deveres e obrigações domésticas, profissionais, escolares ou que tenha para sua comunidade.
Sexto: O radioamador é patriótico... A sua estação e o seu conhecimento estarão sempre disponíveis e à serviço do seu país e de sua comunidade.
* Concebido originalmente em 1928 pelo radioamador norte-americano Paul M. Segal, W9EEA, este código foi adotado como oficial, em escala mundial, por votação unânime, pela X Assembléia da IARU - Região II, realizada em 1989, em Orlando - Flórida.
Referência HALÁSZ, Ivan T. Handbook do radioamador, EDUSP, São Paulo, 1993.